
Projeto inovador irá transformar a Igreja de São Francisco de Assis, em Heerlen, na Holanda, em uma piscina pública.
+ Garota de 6 anos imita a voz do pai em mensagem para a escola e diverte a internet
+ Jason Momoa compartilha visita a santuário e faz campanha no Instagram pela preservação dos coalas
Duas empresas de arquitetura se uniram por projeto vencedor de concurso e irão transformar a Igreja de São Francisco de Assis em Heerlen, na Holanda, em uma piscina pública.
A igreja construída há mais de 100 anos, encerrou suas atividades em 2023 e a cidade decidiu reaproveitar o edifício para uso comunitário.
Chamado de “Água Benta”, o projeto da MVRDV e da Zecc Architecten dará a igreja vazia uma nova função social, preservando os elementos históricos do monumento, que é tombado.
O design inédito traz uma piscina com um piso ajustável, o que permite que ela seja totalmente escondida, tornando o espaço adaptável para diferentes usos ou, o ambiente todo pode ser inundado com uma fina camada de água para que os visitantes tenham a sensação de “andar sobre as águas dentro da igreja”, diz um comunicado do MVRDV.
A iluminação foi inspirada nas lâmpadas originais da igreja, vistas em fotografias históricas e projetada por cima da piscina, com quatro fileiras de luminárias que servirão também como marcadores das raias, para os nadadores.
Todo o projeto é baseado na reutilização do espaço de forma inteligente. Os bancos originais serão reaproveitados como assentos à beira da piscina e na cafeteria, enquanto que o antigo púlpito servirá como nova cadeira para o salva-vidas.
O telhado será isolado externamente para evitar perdas excessivas de calor, preservando a vista da alvenaria original do interior, que será mantida e equipada com painéis de absorção acústica. Essa abordagem garante um clima interno confortável e energeticamente eficiente, preservando ao máximo os elementos históricos da igreja.
A inauguração da nova piscina pública de Heerlen está prevista para o final de2027.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.